O Programa MOVIMENTE
O programa de intervenção MOVIMENTE foi concebido no Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde da UFSC, a partir do projeto “Promoção de um Estilo de Vida Saudável em Adolescentes e sua Relação com o Desempenho Escolar”. O estudo foi planejado nos anos de 2014 a 2016, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Além disso, também contou com financiamento do Conselho Nacional de Pesquisa e apoio da Fundação Catarinense de Esporte (FESPORTE).
Baseados em intervenções anteriores e em teorias de mudança de comportamento indicadas para estudos de intervenção em atividade física e saúde, como a teoria Sociocognitiva e a teoria Socioecológica, o objetivo do programa MOVIMENTE foi promover a adoção de estilos de vida mais ativos. Os três pilares de ações foram: mudanças ambientais (ex. disponibilização de materiais para prática de atividade física), treinamento dos professores para aplicação da intervenção e ações educativas (panfletos com mensagens de saúde).
O estudo piloto do MOVIMENTE foi conduzido no ano de 2016, em uma escola de Florianópolis e uma de São José, em Santa Catarina. Em 2017, após as adequações logísticas e das ações, o MOVIMENTE foi aplicado em seis escolas municipais de Florianópolis. O grupo intervenção foi composto por três escolas e o grupo controle por outras três, sorteadas e pareadas por porte (pequeno: 6 a 8 turmas; médio: 9 a 11 turmas).
Os resultados obtidos estão organizados em relatórios (link) e publicações (link da página de repositório). O retorno da comunidade escolar, dos gestores, e da comunidade científica servirão de base para a reavaliação e evolução do MOVIMENTE, para melhor promover estilos de vida ativo em escolares.