Questionários Planejamento

Para a avaliação do interesse de participação no MOVIMENTE, foram aplicados questionários elaborados pela equipe de pesquisadores. Alunos, pais, professores e diretores responderam informações relacionadas ao interesse e à motivação para participação no programa.  

Questionários Baseline

Previamente ao início da implementação das ações do MOVIMENTE nas escolas, as informações de interesse do estudo foram coletadas por meio de questionários para os alunos e seus respectivos pais, professores e diretores. Esses questionários se dividiram em: a) Questionário principal; b) Rede de amigos; c) Interesse de participação na intervenção; d) Kidscreen (versão dos pais).

 

O questionário principal, que teve como objetivo aferir informações dos estudantes, foi elaborado a partir de instrumentos previamente validados. Possui questões relacionadas às características sociodemográficas (ex. sexo, idade, escolaridade dos pais), comportamentais (ex. alimentação, sono, atividades físicas, comportamentos sedentários), psicossociais (ex. autoeficácia e atitudes para atividades físicas e comportamentos sedentários) e de qualidade de vida, incluindo o instrumento Kidscreen, versão com 27 questões. Esse questionário também foi aplicado ao final do programa.

 

No questionário de rede amigos, os estudantes reportavam o máximo de 15 adolescentes que eles consideravam como amigos, assim como, a quantidade de amigos dentro e fora da escola. O instrumento Kidscreen foi respondido pelos pais dos participantes, visando avaliar a qualidade de vida de seus filhos.

Questionários Implementeção

Além das informações anteriormente reportadas, foram criados questionários para a avaliação do processo de intervenção, ou seja, a implementação das ações ao final do programa MOVIMENTE. Alunos, pais, professores de disciplinas gerais e de Educação Física responderam um questionário sobre a importância e qualidade das ações desenvolvidas, assim como barreiras e facilitadores da aplicação da intervenção.